APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau - SC

Programas Pedagógicos

O IES de Blumenau tem por objetivo o desenvolvimento global do educando com necessidades especiais, tornando-o capaz de desenvolver suas habilidades dentro das possibilidades e limites de sua deficiência, buscando sempre atividades praticas que o levem a compreender de maneira real e concreta as situações do dia a dia.

Objetivos

Tornar nosso educando o mais independente possível, dentro de suas possibilidades. No IES cada setor tem suas metas e objetivos relacionados com a faixa etária envolvida:

  • Estimulação Essencial: 0 ano a 05 anos e 11 meses.
  • Serviço Pedagógico Específico (SPE): 06 anos a 17 anos.

 

Atendimento Educacional Especializado (AEE): 07 anos à 19 anos

  • Serviço de Atendimento Especializado (SAE) : 17 anos a 70 anos.
  • Curso de Qualificação Para o Mercado de trabalho: acima de 17 anos.
Tem como objetivo o desenvolvimento das áreas: motora, cognitiva e afetiva, priorizando a construção harmônica do desenvolvimento da primeira infância.
São atendidos alunos na faixa etária dos 06 aos 17 anos com alterações importantes no processo de desenvolvimento, aprendizagem e adaptação social
Atende pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual moderada ou severa associada a outros transtornos
Atendimento gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Dirigido a pessoas com diagnostico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) associados a Deficiência Intelectual (DI) moderada ou severa
Desenvolvimento dos alunos na construção do conhecimento, na independência, na autonomia e nas habilidades que serão funcionais para a vida.