APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau - SC
Quem Somos

Conheça a APAE Blumenau

A APAE BLUMENAU é uma Organização não Governamental (ONG), sem fins lucrativos que presta atendimento a pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um movimento que se destaca no país pelo seu pioneirismo. Fundada no Rio de Janeiro, no dia 11 de dezembro de 1954, na ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis, procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático Norte-Americano e mãe de uma criança com Síndrome de Down.

A APAE Blumenau foi fundada em 25 de março de 1965 por um grupo de blumenauenses afim de atender as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Muitos anos passaram depois da iniciativa da nossa estimada Estella Maria Caropreso, idealizadora deste grupo. Atualmente, ela dá nome ao IES – Instituto Integrado de Educação e Saúde, este qual é responsável por realizar todos os atendimentos aos nossos usuários e suas famílias, através da articulação entre saúde, assistência social e educação.

Atualmente, a APAE Blumenau encontra-se sediada no bairro Vila Nova e possui uma frota de 5 ônibus adaptados com elevador e climatizados para oferecer acessibilidade e conforto ao nosso público que atualmente conta com mais de 430 usuários matriculados.

Além do caráter mantenedor, a Associação busca colocar em prática projetos que visam a Prevenção de Deficiências Intelectuais; inclusão tanto no Ensino Regular, quanto no Mercado de Trabalho, procurando assim, promover nossos serviços em sua plenitude.

As atividades de caráter educacional e social desenvolvidas pela APAE são embasadas legalmente pelo Estatuto da Criança e do Adolescente; Título II, capítulo I, artigo 7º: “A criança tem o direito à proteção, à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitem o nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso em condições dignas de existência”.

O artigo 14 do mesmo estatuto rege: “O SUS promoverá programas de assistência médico-odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e educandos” e o artigo 90 preconiza que “as entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, assim como pelo planejamento e execução de programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e adolescentes, em regime de: I-orientação e apoio sociofamiliar; II-apoio socioeducativo em meio aberto; III-colocação familiar; IV-abrigo; V-liberdade assistida; VI-semiliberdade; VII-internação”. Parágrafo único: “as entidades governamentais e não-governamentais deverão proceder à inscrição de seus programas, especificando os regimes de atendimento, na forma definida neste artigo, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual comunicará o registro ao Conselho Tutelar e a autoridade judiciária”.

A Constituição Federal também assegura a criação de programas de prevenção em seu artigo 227, parágrafo 1º item II respaldando o trabalho que aqui se apresenta; e conforme a LDB artigo 58 parágrafo 2º: “o atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos educandos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular e parágrafo 3º: a oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil”.

De acordo com a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), artigo 1º: “A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é a Política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

Identificação da Entidade

Nome: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau
CNPJ: 82.656.554/0001-06
Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 216 – Vila Nova – Blumenau – SC
CEP: 89035-600
Fone/fax: 47 3323-0000

Categoria

Sociedade Civil, Pessoa Jurídica de Direito Privado, de Caráter Assistencial, Sem Fins Lucrativos e com duração de Tempo Indeterminado.

Responsável atual pela entidade

Joel Trombelli
Presidente

Missão

Promover a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas.

Visão

Ser reconhecida pela excelência no atendimento, inclusão e promoção da qualidade de vida de todas as pessoas.

Valores

Conhecimento, Eficácia, Ética, Inovação, Moralidade, Inclusão, Equidade, Respeito, Compromisso e Transparência

Anos de trajetória em Blumenau
0 anos
usuários atendidos diretamente
+ 0
usuários atendidos no último ano
+ 0
Nossa Estrutura

Transformando Vidas: Sua Contribuição Faz a Diferença

Veja Como Sua Generosidade Impacta o Cotidiano de Muitos.
Parceiros APAE Blumenau

Parceiros Incríveis: Construindo um Futuro Melhor Juntos

Transformando Vidas na APAE de Blumenau por meio de Doações Generosas.
Vale da Web - Parceiro APAE Blumenau
Berkan - Parceiro APAE Blumenau
Taticca - Parceiro APAE Blumenau
Mathias Haas - Parceiro APAE Blumenau
Smart - Parceiro APAE Blumenau