A proposta do SAE   visa realizar estratégias baseadas no “Currículo Funcional Natural”, que vem contribuir para o desenvolvimento dos alunos na construção do conhecimento, na independência, na autonomia e nas habilidades que serão funcionais para a vida.

O planejamento das atividades acontecerá através de projetos, com base em quatro áreas: ocupacional, doméstica, comunitária e escolar.

Desta forma serão desenvolvidas atividades pedagógicas funcionais que contemplam : Atividades da vida diária e prática, habilidades de comunicação, social, acadêmicas psicomotoras, lazer, qualidade de vida, utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança.

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno condições de construir sua independência e  habilidades funcionais para sua vida, tornando-se  participativo no processo do desenvolvimento pessoal e social.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver maior independência quanto a higiene pessoal e do ambiente, alimentação e vestuário;
  • Minimizar/ou eliminar comportamentos inadequados;
  • Demonstrar atitudes de respeito para consigo, com o outro e com a comunidade onde es tá inserido
  • Trabalhar a autoestima e afetividade com o outro;
  • Desenvolver a socialização, estimulando a participação e a permanência nos diversos ambientes;
  • Manter comportamentos adequadas nas situações sociais;
  • Reduzir comportamentos adaptativos/desaptativos;
  • Manter cuidados com a segurança
  • Oportunizar a conscientização corporal e estímulo sensorial;
  • Realizar tarefas simples da rotina escolar;
  • Desenvolver habilidades de comunicação, fazendo-se compreensível;
  • Aprimorar as habilidades acadêmicas e motoras;
  • Despertar interesse sobre as atualidades e realidades local e do mundo;
  • Estimular a participação e interesse nas atividades propostas;
  • Desenvolver a expressão dos sentimentos através de atividades artísticas;

Conteúdos

Área Ocupacional

Vida de participação, contribuição e/ ou produção para si e para os outros “

Projetos

  • Qualidade de vida através da música e dança;
  • Relaxamento e sensações;
  • Autoestima

Área Doméstica

  • Atividades da vida diária ( higiene pessoal, bucal, vestuário,saúde e outros);
  • Atividades da vida prática (organização da casa, sala de aula, ambiente escolar e outros);
  • Habilidades relacionadas com os objetos, natureza, alimentação e outros;
  • Comportamento adequados na privacidade, na interação, nas atitudes e bons hábitos;
  • Manifestações afetivas e de solidariedade;
  • Lazer e recreação;

Área Comunitária

  • Comportamento adequado na locomoção e na utilização dos espaços públicos;
  • Atitudes de cordialidade: cumprimentar, agradecer, pedir licença, por favor, ets….
  • Participação em eventos culturais, religiosos passeios e lazer;
  • Cuidados com a segurança;

Área Escolar

  • Rotina: organização das atividades do dia, identificação, apropriação de regras,etc..
  • Atividades culturais : datas comemorativas e apresentações ;
  • Atividades acadêmicas: habilidades de comunicação, pensamento    , análise,        comparação, classificação, identificação, interpretação, gerenciamento de tempo e quantidade, conceitos,etc…
  • Atividades artísticas: expressão corporal, plásticas e musicais;
  • Relaxamento e sensações ;
  • Habilidades coordenação motoras;
  • Resolução de problemas simples;
  • Atualidades sobre a realidade local e do mundo;

Metodologia

Através da proposta do “Currículo Funcional Natural “ o trabalho será conduzido de acordo com as necessidades e especificidades de cada aluno. Considerando que a maioria apresenta baixo nível funcional, necessitando a utilização de várias estratégias alternativas para trabalhar as habilidades funcionais para a vida atual e futura do aluno. Tais habilidades estão distribuídas nas áreas doméstica, ocupacional, escolar e comunitária.

Dentre as propostas para este nível de ensino destacamos:

  • Observação das necessidades do aluno e Plano Individual;
  • Planejamento para elaboração das atividades e estratégias a serem trabalhadas com cada aluno individualmente em cada turma;
  • Conversas e parcerias com as famílias para dar  continuidade da  proposta do “currículo Funcional Natural “;
  • Prática de rotinas que contemplem as atividades da vida diária/prática e habilidades acadêmicas ;
  • Continuidade e ampliação dos projetos: Qualidade de vida através da música/ dança, Relaxamento/sensações e autoestima;
  • Atividades orientadas para as datas comemorativas, eventos na escola, acontecimentos envolvendo família/escola/comunidade e passeios;
  • Parceria com a equipe técnica( áreas da saúde(medicina e enfermagem), fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, odontologia, serviço social e profissionais da educação nas áreas de: Artes, educação Física e Informática.

Oficina Protegida Terapêutica – OPT

Para atender ao Artigo 35, § 5º, do Decreto 3.298/99, O Programa Oficina Protegida Terapêutica é direcionado a pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla que, devido à significância de sua deficiência, não apresentam condições de inserção no programa de Qualificação para o Mercado de Trabalho, tem por objetivo a integração social por meio de atividades de adaptação e capacitação para o trabalho de adolescentes e adultos  que ocorrem em sala de aula e nas Oficinas de Reciclagem de Papel, Tapeçaria e Artesanato e com atividades complementares no laboratório de informática, atividades educativas sistematizadas, atividades de vida prática, diária e de lazer.

A OPT adota o currículo funcional e tem um programa específico que volta suas ações à complementação das necessidades sociais, emocionais, educacionais e ocupacionais destes educandos com o objetivo de torna – los mais independentes, autônomos, produtivos e adaptados ao ambiente.

Os conteúdos propostos no currículo funcional contemplam as seguintes áreas do conhecimento: Conhecimento de Mundo, Matemáticos, Linguístico, Ciências Sociais e Naturais, Expressão Artística e Motricidade sendo que a maior parte destas atividades são realizadas na prática e de forma integrada.

As atividades pedagógicas ocorrem em parceria da equipe técnica multiprofissional, visando a melhor qualidade de vida e no desempenho das atividades funcionais.

Qualificação Profissionalizante

Programa voltado a Qualificação Profissionalizante, atende alunos com idade superior a 17 anos, com deficiência mental ou múltipla e ocupa-se em desenvolver o potencial de trabalho.  Tem objetivo de oportunizar ao aprendiz o desenvolvimento de hábitos e atitudes relativos à postura adequada para o trabalho; Aperfeiçoar conhecimentos básicos necessários para a profissionalização; e Servir de treinamento para o exercício de atividades profissionais e futura colocação no mercado competitivo;

Neste programa o aluno recebe atendimento para o desenvolvimento de habilidades específicas, básicas e de gestão de conceitos, atitudes e procedimentos ainda não adquiridos. A Qualificação Profissional destes alunos é subdividida em: Iniciação para o Trabalho, Qualificação para o Trabalho e Colocação no Trabalho.

Avaliação

No Serviço de Estimulação Essencial torna-se imprescindível o acompanhamento do trabalho através do “Portage”, que é um guia criado para operacionalizar cada um dos 580 itens do Inventário Portage, propondo-lhes definições, critérios, especificação das condições de avaliação e descrição do material. O mesmo abrange cinco áreas de desenvolvimento, sendo: desenvolvimento motor, cognição, linguagem, socialização e autocuidados, distribuídas por faixa etária entre zero a seis anos, e, uma sexta área – Estimulação Infantil – específica para bebês. Tem como base o registro sistemático, que assegura o avanço para novas habilidades e para as mudanças de estratégias no decorrer do processo do desenvolvimento global.

Esta proposta de trabalho pode ser usada por todos os profissionais que atuam na instituição, bem como pelos pais de crianças com ou sem atraso no desenvolvimento.

Nos demais serviços oferecidos pela Apae a  avaliação será realizada de forma  diagnóstica, descritiva e continua, considerando os objetivos específicos propostos . Este processo acontecerá com base no plano de Intervenção e Avaliação individual, levando em conta os vários aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem do aluno, dentre eles o cognitivo, o funcional e as habilidades especificas. Nesta perspectiva possibilita a elaboração de um planejamento pedagógico especializado e individualizado que analisa e aponta quais são as condições do aluno para acessar o currículo da série em que se encontra, considerando o espaço da escola e as ações dos gestores e da comunidade escolar, os materiais e recursos disponíveis, a metodologia e as estratégias utilizadas pelo professor, o envolvimento da família do aluno, bem como as suas condições específicas para aprender.

O PDI (Plano de Desenvolvimento Intelectual), PAI (Plano de atendimento Individualizado) e PEI (Plano de Ensino Individual) partem da avaliação das habilidades e competências do aluno, se estão presentes, ausentes ou em desenvolvimento, considerando suas especificidades, são a mesma coisa, com mudança de nomenclatura de acordo com as regiões.

Também está previsto nesse planejamento informações sobre sua vida escolar e familiar e suas potencialidades e habilidades que serão exploradas pelo serviço pedagógico especializado.

A avaliação torna-se imprescindível para o professor iniciar o trabalho pedagógico especializado, pois é importante conhecer o aluno e as suas condições de inserção e participação na escola, na família e na sala de aula regular. Assim, o professor poderá providenciar os ajustes e as adequações nos diferentes âmbitos que interferem diretamente no processo de ensino e de aprendizagem do aluno, garantindo-lhe uma educação de qualidade.

Processo Avaliativo

Para acompanhar o processo de aprendizagem do aluno é necessário que o professor aprimore a sua habilidade de observação, a partir de critérios bem definidos. O foco da avaliação deve incidir sobre as funções mentais e processos de elaboração conceitual. A partir dessas respostas, o professor define novos objetivos e elabora as estratégias. Deve compreender três momentos:

Avaliação diagnóstica: corresponde ao processo de sondagem, revelando o nível de desenvolvimento real. (ECA)

Avaliação formativa: é o próprio processo, a ação individualizada, pressupõe também, a auto avaliação;

Avaliação somativa: é o resultado do trabalho.

Avaliação bimestral – Avaliação Semestral e Anual que deverá ser enviada para casa.

Lembrando  que as avaliações semestrais são consideradas avaliações somativas.

Obs.: A avaliação mais detalhada é encontrada no ECA – ESCALA DE COMPORTAMENTO ADAPTATIVO  da APAE.