O MÁGICO DE OZ (ADAPTAÇÃO)

Tempo de leitura: 3 minutos

O Mágico de Oz – Adaptação

Justificativa

A dramatização tem uma importância fundamental na educação, ela permite ao aluno uma enorme sucessão de idéias e de aprendizados, onde podemos citar como exemplos: a socialização, integração,  criatividade,  coordenação,  memorização, vocabulário e muitos outros.

Através da dramatização o professor pode perceber traços de personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, traços de seu desenvolvimento e essa situação permite ao professor, um melhor direcionamento para a aplicação de seu trabalho pedagógico.

O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural dos alunos. A idéia partiu de uma conversa surgiu o tema “ O mágico de Oz”. Nesta discussão, eles se interessaram muito pelo tema, onde eles próprios deram a ideia  de uma dramatização e escolheram os personagens que cada um gostaria de interpretar.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer e resgatar os sentimentos que são valorizados na trama, como: amizade, sabedoria, bondade,coragem, perseverança.
  • Valorizar a própria família e a casa dentro do contexto em que vive.
  • Desenvolver o pensamento artístico, dando sentido as experiências a serem vivenciadas durante o projeto.
  • Desenvolver atitudes de cooperação,compartilhando as vivencias pessoais com o grupo.
  • Oportunizar a capacidade de fantasiar, imaginar e vivenciar os personagens
  • Trabalhar a linguagem verbal, corporal, musical e artes plásticas para construir personagens e a história.

 METODOLOGIA:

O projeto iniciou com a troca de idéias entre as professoras e os alunos com o tema: “O Mágico de Oz”. Partindo dessa ideia inicial discutimos o tema entre a professora de Artes, as professoras regentes e a coordenação e iniciamos o projeto em questão. Em seguida, iniciamos os trabalhos com ideia de realizar uma dramatização filmada da história.

No decorrer da discussão, os alunos estavam empolgados, onde cada um foi dizendo os personagens que gostariam de dramatizar. Então, fizemos adaptação da história, procurando respeitar a essência original da mesma, mas retirando as cenas de violência e adaptando outras cenas, para tornar a história mais objetiva.

Adaptamos a história de acordo com a realidade do aluno, enfatizando os valores e sentimentos trabalhados nela, como: perseverança, amizade, bondade,coragem… Procuramos adaptar a história para trabalhar a valorização da própria família e do meio em que vivem.”

Continuando o trabalho, mostramos o filme o Mágico de Oz para a melhor compreensão do contexto da história. Assim fizemos um debate sobre o filme abordando os sentimentos e os valores expressados na trama. Discutimos também o papel que cada aluno iria interpretar, o local da filmagem o figurino, o cenário, a música, etc..

Para construção do figurino dos personagens, utilizamos algumas peças de roupas já existentes na instituição. Enquanto outras foram confeccionadas com a participação dos alunos.  O cenário da dramatização filmada no bosque da instituição e na casa de Atividades de Vida Diária – AVD. Além disso, em algumas cenas utilizamos salas de aula.

Confiram abaixo como ficou o vídeo: 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *