PROGRAMAS PEDAGÓGICOS

O PAMI atende crianças do nascimento aos 03 anos de idade, com atraso do desenvolvimento neuropsicomotor de forma globalizada e preventiva. Tem como objetivo o desenvolvimento das áreas: motora, cognitiva e afetiva, priorizando a construção harmônica do desenvolvimento da primeira infância.

O planejamento é constituído de atividades que proporcionam estímulos de acordo com as necessidades de cada criança. Os atendimentos clínicos e pedagógicos são realizados de forma individual ou em grupo.

Na organização didático-pedagógica os procedimentos de intervenção são orientados pela equipe interdisciplinar de acordo com as especificidades de cada um.

A família é parte integrante deste programa e recebe orientações para dar continuidade aos procedimentos de intervenção em seus lares.

As crianças que atingem os objetivos propostos pelo programa são encaminhadas para o Centro de Educação Infantil-CEI.

No SPE, são atendidas pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual com severos comprometimentos cognitivos, associado ou não a outras deficiências e/ou transtorno global do desenvolvimento com baixa funcionalidade. A proposta pedagógica deste serviço é facilitar o processo de ensino-aprendizagem reunindo teoria e prática, divididas em cinco salas ambientes: sala de alfabetização, de música, de psicomotricidade, de jogos pedagógicos e de atividades da vida diária.

As professoras permanecem nas salas e os alunos/assistidos são atendidos em forma de rodízio. São trabalhados conteúdos integrados ao currículo escolar, possibilitando o acesso ao conhecimento sistematizado das diferentes áreas, utilizando-se de procedimentos e materiais alternativos que atendam suas necessidades.

O serviço atende pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual moderada ou severa associada a outros transtornos. Este programa busca através de atividades pedagógicas e clínicas, condições que favoreçam o desenvolvimento nas áreas motora, da linguagem, cognição, cuidados pessoais, socialização e desenvolvimento de habilidades significativas para a vida.

Os alunos/assistidos participam das atividades extraclasse de Educação Física, Artes, Informática, Ensino Religioso, seguindo critérios, com duração de 45 minutos cada aula.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e capacidades direcionadas à Tapeçaria, Padaria Pedagógica, Reciclagem de Papel, Atividades da Vida Diária, Montagem e Costura de Estopas e Artesanato em geral, respeitando as especificidades dos alunos/assistidos.

Tem como objetivo promover o bem-estar dos alunos/assistidos em idade avançada, o convívio social, a independência, iniciativa e autonomia, possibilitando o desenvolvimento das habilidades individuais.