ATENDIMENTOS PRESTADOS

Os atendimentos prestados pela APAE Blumenau são realizados através do IES, Instituto Integrado de Educação e Saúde “Professora Estella Maria Caropreso” o qual contempla os alunos e assistidos da entidade com; serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, clínica médica (psiquiatria e neuropediatria), nutrição e dietética, odontologia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional.

Os candidatos a alunos/assistidos passam por processo de triagem onde são avaliados pela equipe interdisciplinar. Esse procedimento é realizado durante todo o ano letivo conforme a demanda e com agendamento de horários.

Após a realização da triagem, a equipe interdisciplinar tendo em mãos o estudo de caso e verificação de indicadores de deficiência intelectual e múltipla, a equipe técnica procede a hipótese diagnóstica e posteriores encaminhamentos utilizando como procedimento orientações às famílias.

Caso o perfil do candidato se enquadre em deficiência grave ou moderada o aluno realiza a matrícula no Setor de Assistência Social e posteriormente frequenta o Instituto no Programa adequado as suas necessidades.

Confira em detalhes nossos atendimentos prestados:

Fisioterapia

Os atendimentos prestados pelos profissionais fisioterapeutas especializados são aplicados com o Conceito Neuroevolutivo Bobath. Esta é uma abordagem especializada de Fisioterapia Neurológica  avalia e trata de indivíduos com distúrbios da função, movimento e controle postural decorrentes de uma lesão do sistema nervoso central.

A equipe também realiza o Protocolo Pediasuit, originado e desenvolvido nos Estados Unidos com com base em estudos dos programas espaciais, consiste em um de um macacão ortopédico e dinâmico e que, associado à uma gaiola de habilidades, permite ampla variedade de movimentos e estímulos que contribuem e aceleram o desenvolvimento neuropsicomotor através de uma terapia intensiva. Esses recursos visam à estimulação precoce, habilitação/reabilitação de capacidades e independência funcional.

Outros recursos utilizados pela nossa equipe são; a hidroterapia em piscina adaptada e aquecida e a gameterapia, que é uma tendência mundial em reabilitação,  utilizando vídeo games como instrumentos de tratamento.

A APAE ainda conta com um suporte extra do curso de Fisioterapia da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, na qual os acadêmicos realizam práticas clínicas supervisionadas com nossos alunos.

Fonoaudiologia

O setor de fonoaudiologia realiza atendimento individual, em grupo e orientações, visando a promoção de saúde, através do trabalho com a comunicação, otimizando a interação no ambiente escolar e social.

instituto-integrado-de-educacao-e-saude-professora-estella-maria-caropreso-nutricao

Nutrição e dietética

O serviço nutricional na Entidade visa servir uma alimentação segura do ponto de vista higiênico-sanitário para seus alunos/assistidos e funcionários. Oferece alimentação nutricionalmente completa e balanceada, com adaptação para todas as patologias congênitas e/ou manifestadas ao longo da vida.

A nutricionista faz acompanhamento nutricional dos alunos/assistidos e atendimento clínico para os que possuem necessidades específicas, como obesidade, desnutrição, diabetes, doença celíaca dentre outras.

instituto-integrado-de-educacao-e-saude-professora-estella-maria-caropreso-odontologia

Clínica odontológica

O atendimento odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais não é novidade para a APAE de Blumenau que conta com a atuação, deste setor, há mais de 30 anos.

São considerados especiais pacientes com distúrbios neuropsicomotores (síndrome de Down, paralisia cerebral, retardo mental), pacientes com doenças ou condições sistêmicas crônicas (insuficiência renal crônica, diabetes, cardiopatias, coagulopatias, transplantados, com câncer) e pacientes com doença infecto contagiosa (HIV e hepatite C).

Os pacientes são tratados em concordância às suas demandas clínicas numa perspectiva preventiva.

Os atendimentos são predominantemente ambulatoriais, salvo os casos que exijam procedimentos mais complexos, sendo então encaminhados para tratamento em Centro Cirúrgico.

instituto-integrado-de-educacao-e-saude-professora-estella-maria-caropreso-neuropediatria

Clínica médica

Realiza consultas aos alunos/assistidos através da demanda familiar e solicitação de profissionais da equipe interdisciplinar. O setor conta com as especialidades de psiquiatria e neuro pediatria.

Psicologia

O setor de psicologia visa o desenvolvimento pessoal, familiar e social do aluno/assistido. Dentre as modalidades de atendimento encontram-se as avaliações e os pareceres psicológicos, que fornecem informações do funcionamento psíquico do avaliado, contribuindo para o direcionamento de condutas, encaminhamentos e nível de atenção. Durante o ano os alunos/assistidos recebem atendimento e/ou acompanhamento individual ou em grupo, com o objetivo de desenvolver e estimular a inteligência emocional e social dos mesmos. O setor realiza orientações aos pais e profissionais, buscando administrar o manejo comportamental, as demandas emocionais e os relacionamentos interpessoais. Coordena as atividades dos estagiários (estudantes) de psicologia semestralmente e o Programa de Atendimento Materno Infantil em parceria com o setor de pedagogia. Realiza ainda visitas domiciliares, escolares e hospitalares para acolhimento, suporte e/ou orientação.

Psiquiatria

Serviço Social

Atua diretamente com a Política Nacional de Assistência Social, no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Todas suas atividades estão focadas em buscar e desenvolver mecanismos que realizem a integração família-escola-comunidade tais como:

  • Orientar e encaminhar as famílias e alunos/assistidos para programas específicos e políticas públicas, dentre eles o Benefício de Prestação Continuada (1 salário mínimo) e o Benefício do Estado (½ salário mínimo);
  • Realizar avaliação do ambiente sócio-familiar através de entrevistas e visitas domiciliares;
  • Encaminhar e supervisionar o aluno/assistido na colocação profissional;
  • Supervisionar os estágios (estudantes) do Serviço Social realizados na entidade;
  • Participar de reuniões de pais e professores;
  • Avaliar o uso do transporte da fornecido pela entidade aos alunos/assistidos;
  • Coordenar o programa de prestação de serviços da comunidade, encaminhado pelo Poder Judiciário;
  • Realizar atendimentos para encaminhamentos de passe livre municipal e intermunicipal;
  • Encaminhar e orientam as famílias a legitimar seus direitos.

Terapia ocupacional

O terapeuta ocupacional estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais, visando à melhoria na qualidade de vida.

Atua na estimulação precoce e integração sensorial, levando em consideração as fases do desenvolvimento, além de ser responsável pela tecnologia assistiva (comunicação alternativa e adaptações), cadeiras de rodas, órteses, atividades da vida diária, orientações e encaminhamentos aos familiares.