APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Blumenau - SC

Atendimentos Prestados pela APAE Blumenau: Cuidando com Dedicação

Promovendo inclusão e qualidade de vida através de serviços abrangentes e personalizados.
O Centro de Atendimento Educacional Especializado Professora Estella Maria Caropreso e Centro de Atendimento Educacional Especializado – APAE de Blumenau, através de seus professores, equipe interdisciplinar e demais profissionais, desenvolvem uma proposta interdisciplinar junto à pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e transtorno do espectro autista.

O usuário poderá receber acompanhamento técnico nas áreas de: psicologia, serviço social, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia e atendimento médico psiquiátrico. São oferecidas também, atividades complementares como informática, dança de salão, capoeira, educação física, artes e ensino religioso. A instituição realiza encaminhamentos ao mercado de trabalho, rede regular de ensino e rede socioassistencial.

A instituição presta ainda, atendimento de assistência social, visando melhoria na qualidade de vida da pessoa com deficiência e sua família. Realiza a escuta, a acolhida, fornece informação e intervém diante da garantia e defesa de direitos. Articula com os serviços de política pública setoriais, orienta e encaminha as famílias e os usuários aos serviços locais, apoio às famílias na sua função protetiva, mobilização de família extensa e ampliada.
Fisioterapia - APAE Blumenau
A Fisioterapia estuda, previne e trata distúrbios do corpo humano, visando autonomia, funcionalidade e qualidade de vida aos atendidos.
Fonoaudiologia - APAE Blumenau
A fonoaudiologia promove saúde através da comunicação, interação e orientações em atendimentos individuais ou em grupo.
Psicologia - APAE Blumenau
O setor de Psicologia da APAE de Blumenau realiza avaliação psicológica, atendimentos psicológicos individuais ou em grupo.
Nutrição - APAE Blumenau
O serviço nutricional da oferece alimentação completa e balanceada, adaptada a patologias congênitas e/ou adquiridas.
Serviços Sociais - APAE Blumenau
O Serviço Social na APAE atende pessoas com deficiência e suas famílias, oferecendo programas de orientação, apoio socioassistencial e defesa de direitos.
Educação - APAE Blumenau
O programa visa o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos em aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais.
Odontologia - APAE Blumenau
O atendimento odontológico para Pacientes com Necessidades Especiais é uma prática estabelecida na APAE de Blumenau.
Setor Médico - APAE Blumenau
O setor médico prioriza as áreas neurológicas e psiquiátricas no atendimento, prevenindo e tratando distúrbios.